domingo, 27 de maio de 2012

MEDITAÇÕES - CASTELO FORTE - 20-26/05/2012 (21ª SEMANA) - APONTAMENTOS E FRASES





Meditações ano 44

Apresentação:


“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”


Salmos 119:105


“Sê o meu castelo forte...”


Sl 31.2c.


Publicação coordenada pela Comissão Interluterana de Literatura
A comunicação com Deus é um raro momento de colocar-se diante ele com todas as inquietações e dificuldades. É um momento de conectar nosso íntimo com sua bondade e misericórdia. Dele saímos renovados e reorientados para o viver cotidiano.


Todavia, os afazeres do dia a dia são tantos, que não encontramos tempo para ficar a sós com Deus. Se nos faltam palavras e nos sentimos acanhados para derramar diante dele as nossas ansiedades, façamos da leituras das meditações diárias do Castelo Forte um instrumento para a nossa reflexão no começo ou no fimde cada dia.


A comissão Interluterana de Literatura (CIL) valoriza a reflexão matinal ou vespertina, pois entende que a vida cristã é feita desses momentos de busca de orientação, consolo, ânimo e entendimento, oferecidos no Evangelho. São 44 anos ininterruptos de produção deste devocionário que continua conquistando leitores individuais, famílias e grupos em comunidades que encontram nas meditações diárias alimento para sua fé, sua esperança e seu amor.


Castelo Forte é uma publicação em parceria e são muitas as mãos e mentes que partilham reflexões e saberes.
João Artur Müller da Silva Presidente da Comissão Interluterana de Literatura.


21ª SEMANA



DIA: 20/05/2012



ALEGRIA E TRISTEZA.



“Alegria é uma expressão de júbilo, de contentamento”.


“Que você faz quanto está diante de um desafio? Encolhe-se, tem medo, não reage? Jesus deus exemplo: Ore ao Pai. Peça orientação, alegria e firmeza na execução da missão”.



“Não tenha medo. Nosso Pai ouve e atende o pedido, a seu tempo e dentro do seu propósito para a nossa vida”.


“É maravilhoso ter um Pai amoroso que nos escuta e sempre cumpre a suas promessas. Ele nos fez seus filhos pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ele nos ama e nos acolhe. Por isso ore e confie nele”.


“Querido Deus e Pai. Tu sabes todas as coisas e também conheces os meus problemas. Aprendi nas Escrituras que tu atendes as orações quando teus filhos pedem. Dá-me a certeza do teu amor e paciência para esperar que atendas os meus pedidos. Eu confio em ti. Por Jesus, teu Filho, meu Senhor e Salvador, amém”.


DIA: 21/05/2012


O AMOR DE CRISTO NOS HUMANIZA



“Neste mundo que passa, somos apenas peregrinos. Nele, experimentamos, dia a dia, como somos frágeis e limitados. À medida em que nos construímos como seres humanos, aumentam as nossas dificuldades de humanizar nossos relacionamentos. Percebemos também que relacionamentos humanos, quaisquer que sejam, entram em crise sem o espírito do amor de Cristo”.



“Deus nos amou por meio de Jesus. O amor revelado por ele é a boa notícia de que todos nós somos aceitos igualmente por Deus, não por que somos pessoas de bem ou por que nossas ações nos tornam merecedores de sua graça. Pelo contrário, tornamo-nos tocados pelo amor divino”.


“...a pregação da mensagem deve ser insistente e contínua e abranger a todos, sem discriminar quem quer que seja”.


“O anúncio da boa notícia busca convencer-nos de que só o amor de Deus é capaz de transformar vidas e relacionamentos. Somente ele pode libertar-nos de tudo que nos escraviza e preparar-nos para a vinda definitiva de Cristo e do seu Reino”.



“Senhor, sensibiliza-nos com o teu amor para que possamos amar com eficiência. Torna-nos pregadores da tua mensagem através do nosso exemplo de vida. Transforma nossos relacionamentos pela solidariedade, pela honestidade, pela justiça e pela paz. Amém”.



DIA: 22/05/2012


SOMOS CARREGADOS PELO AMOR DE DEUS




“As pessoas neste mundo voltam-se contra seus semelhantes com todo o tipo de artimanhas e falcatruas, alimentando seu individualismo e egoísmo”.



“Permanecer na comunhão dos crentes é nosso maior testemunho de fidelidade e de amor a Cristo”.


“Senhor, honra e glória sejam dadas a ti! Governa e dirige a nossa vida no caminho da retidão. Dá-nos resistência contra todo o mal que nos atinge. Não permitas que esmoreçamos diante de nossas frustrações e fracassos, mas concede-nos a alegria da tua presença, hoje e sempre. Amém”.




DIA: 23/05/2012


A VIDA CRISTÃ UNE O QUE SE DIZ AO QUE SE FAZ



“Conhecer bem a realidade que nos cerca pode ajudar em muito o trabalho na Igreja. No entanto, o que convence as pessoas a dar ouvidos ao que pregamos é a coerência entre o que se diz (teoria) e o que se faz (prática) efetivamente”.



“Argumentos racionais, filosóficos e humanos não convencem. O que leva as pessoas a refletir sobre a sua situação calamitosa diante do Pai e a mudar o curso da sua vida é a ação coerente que brota da Palavra do Senhor”.


“Senhor, perdoa-me pelas vezes que eu não dei a devida atenção à tua Palavra. Fortalece a minha confiança em ti e ajuda-me a crer no Evangelho, que revela a graça e a paz de Cristo Jesus, nosso Salvador. Amém”.


DIA: 24/05/2012

A NOSSA VIDA DEVE REVELAR AS AÇÕES DE DEUS EM NÓS



“A nossa relação com Deus deve ser de compromisso fundamentado no que Jesus fez por nós na cruz. Em gratidão, devemos assumir atitudes e pensamentos em nosso viver que apontam para este ato de salvação”.



“Líderes da Igreja cristã tem a responsabilidade de não se desviar dos ensinamentos de Cristo. Ao mesmo tempo, devem moldar o seu modo de ser e agir com os princípios e os valores bíblicos, servindo como exemplo, modelo e padrão para as demais pessoas”.


“Todos aqueles que creem, independentemente de raça, sexo ou posição social, devem adequar a sua vida para honrarem, em tudo o que dizem e fazem, a verdade da salvação em Cristo Jesus”.



“Todos os atos e gestos praticados pelos os seguidores do Filho de Deus devem estar em conformidade com a santa vontade do Pai, voltados para a sua glória e para o bem do próximo. Isto sim, é testemunho cristão autêntico daquilo que Deus fez e continua fazendo por nós”.



“Você e eu somos convidados a servir a Cristo, que nos redimiu do pecado, da morte e do Diabo. Façamos, pois, a nossa luz brilhar para que os outros vejam as coisas boas que fazemos e louvem, não a nós, mas o Pai que está no céu”. Mt 5.16.




“Ó Senhor, nosso Deus e Salvador, muitas vezes não vivemos segundo a tua vontade e recomendação. Sempre de novo somos ingratos diante do teu grande amor e compaixão. Perdoa-nos e anima-nos a dar testemunho de ti diante das pessoas, por de Jesus. Amém”.



DIA: 25/05/2012


CHAMADOS PARA TESTEMUNHAR



“Testemunhar como e por que? Porque, mesmo sendo pecadores, Deus, mediante a sua graça, nos salvou e nos deu a honra de sermos seus instrumentos no mundo em que vivemos. Bem sabemos que, por causa dos nossos pecados, não merecemos receber a salvação e nem tão importante tarefa, mas graça é o que recebemos sem merecer”.



“...testemunhar o amor de Deus é uma demonstração de gratidão porque ele nos salvou e nos aceitou como seus discípulos”.



“Somos chamados a testemunhar por que Deus ama sua criação e é sua vontade que todos cheguem a conhecer esse amor, a crer no Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador e sejam salvas”.


“Somos chamados a testemunhar o quanto é bom crer em Cristo, para que, assim, mais pessoas se unam a nós nessa fé. Pois Deus revelou a sua graça para dar salvação a todos”.


“Testemunhar não é somente falar, mas, principalmente, viver de acordo com a nossa convicção”.


“Através daquilo que fazemos ou deixamos de fazer, podemos motivar outras pessoas a se tornarem cristãs e a viverem de acordo com os ensinamentos de Jesus. Isso torna o mundo melhor”.


“Jamais esqueçamos: Somos chamados para testemunhar”!



“Senhor, ajuda-nos a testemunhar a nossa fé em teu Filho Jesus Cristo através de nossa vida de tal forma que, olhando para nós, mais pessoas venham a crer nele. Usa-nos como teus instrumentos para que o teu Reino cresça entre nós. Amém”.



DIA: 26/05/2012



VOCÊ TEM SIDO ÚTIL?



“Não precisamos necessariamente largar trabalho, estudou ou lazer para fazer algo que traga benefícios a outras pessoas [...] O que importa, todavia, é que falemos e façamos naturalmente o que contribui para o bem das pessoas ao nosso redor”.



“Somos pecadores, sem dúvida, mas através do seu Espírito Santo, o Pai, sempre de novo, nos chama de volta a seus braços, dando-nos uma nova chance”.


“...ser útil é uma forma de mostrar gratidão a Deus, vivenciando aquilo que aprendemos de sua Palavra [...] Deus pode e quer orientá-lo e fortalecê-lo para cumprir esta importante missão”.



“Senhor, orienta-nos e fortalece-nos de tal forma que as nossas atitudes do dia  a dia sejam úteis e beneficiem não somente a nós, mas principalmente o nosso próximo. Amém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário