TEONTOLOGIA
Nº 3 e 4 – A EXISTÊNCIA DE DEUS E SUA REVELAÇÃO – O CONHECIMENTO DE DEUS (I Pe 3.15)
INTRODUÇÃO:
As
questões que dizem respeito à realidade de Deus não são discutidas nas
Escrituras. Sua existência é fato estabelecido. A Bíblia não procura oferecer
nenhuma prova racional quanto à existência de Deus. Ao contrario ela já começa
tomando sua existência como básica: “no principio criou Deus” GN 1.1. Deus
existe antes de tudo e de todos! É a declaração incontestável das Escrituras.
1-
A REVELAÇÃO DE
DEUS:
No
Antigo Testamento a palavra Hebraica que traduz revelação é “gãlãh” e é usada
para comunicar a revelação que Deus faz de si mesmo às pessoas, AM 3.7. no Novo
Testamento a palavra grega “apokalupsis” está associada à idéia de tornar
conhecida o evangelho GL 1.12, e o próprio Deus, 1ª TM 3.16; JO 1.18. Assim as
Escrituras apresenta uma teologia que estuda a revelação e a manifestação que
Deus faz de si mesmo e de sua vontade aos homens.
2-
A NECESSIDADE DA REVELAÇAO DE DEUS:
Segundo
as Escrituras, Deus é conhecido somente através da sua auto-revelação. À parte
disso, o homem não é capaz de conhecê-lo. Essa necessidade envolve dois
fatores:
A-
O FATOR IMPLICITO: Que diz respeito ao que Deus é em sua natureza infinita, 1ª TM
3.16; JO 4. 23,24.
B-
O FATOR EXPLICITO: que diz respeito a incapacidade
do homem conhece-lo por si mesmo em sua natureza incomensurável, EX 33.20; JO
1. 18; 1ª JO 4.12.
3- A REVELAÇAO DE DEUS AOS HOMENS:
A revelação de Deus é
uma comunicação pessoal e o objetivo divino é que o conheça de modo real e
pessoal. A revelação é um instrumento de comunicação de Deus ao homem. Na sua
revelação Deus ajuda aos homens a compreenderem sua natureza e propósitos, DT 4.29;
JR 33.3. há níveis diferentes dessa revelação, quer particular quer coletiva,
GN 2.16; 3.8,9; 12.1; 15.1; 18.16; EX 3.4; 19.3,9; 1º SM 3.1; IS 6.1.
A-
A
REVELAÇÃO ATIVA: É a revelação
direta de Deus que se dá a conhecer aos homens, EX 3.1-6.
B-
A
REVELAÇÃO PASSIVA: É o conhecimento de
Deus que é passado de geração a geração, DT 4.10.
4- CATEGORIAS PRIMÁRIAS DA
REVELAÇAO DE DEUS AOS HOMENS:
A-
A
REVELAÇAO GERAL: SL 8; 19.1; RM
1.8-21. Envolve a revelação que Deus faz de si mesmo a todos os homens em toda a
parte. Há um testemunho da natureza e da razão humana. Essa teologia natural
envolve duas formas distintas da revelação:
·
REVELAÇAO
EXTERNA NA CRIAÇÃO: que proclama o poder, a sabedoria e a bondade de Deus aos
homens.
·
REVELAÇÃO
INTERNA: A razão e a consciência de cada individuo RM 2.16; JO 1.9.
B-
A REVELAÇÃO ESPECIAL: o cristianismo reconhece como revelação
especial tanto o verbo vivo quanto a palavra escrita. Essa revelação é coroada
pela encarnação do verbo vivo, JO 1.1,14, 17, 18; 14.8,9; HB 1.1-3, e pelo
registro da palavra nas Escrituras, 1ª CO 14.37; 2ª TM 3.16. Sendo essas
revelações o desvendamento que Deus faz de si mesmo de imediato e sobrenatural.
O logos encarnado revelou o Pai. A palavra falada registrou essa revelação e o
seu progresso, HB 1.1-3; 2ª PD 1.20,21; GL 1.12.
A-
O OBJETIVO DIVINO COM A REVELAÇÃO: direcionar o homem rumo ao seu
destino original que é: Conhecê-lo amá-lo e adorá-lo, IS 43.7; SL 22.22; 149.6.
B-
Há muitas escolas céticas que buscam negar a
realidade de Deus na vida dos seres humanos, e todas elas com seus esforços,
reforçam ainda mais a realidade inegável da existência de Deus e sua revelação.
Tudo o que existe procede de Deus, ele é o fator primário da existência, não há
como desvincular-se Dele. O homem se debate e um dia o seu fim será diante do
Senhor.
V-O
CONHECIMENTO DE DEUS:
O
CONHECIMENTO DE SUA PESSOA E VONTADE:
INTRODUÇAO:
os nomes nas Escrituras pessoais e próprios, não eram apenas um apelativo para
distinguir uma pessoa da outra. Eles eram carregados de significados que dizia
respeito ao caráter do individuo, e por isso são abundantes no Antigo e Novo
Testamentos. Os vocábulos “sem” do Hebraico e “onoma” do grego aparecem por
1770 vazes na Bíblia.
1-
NOMES PESSOAIS E
PRÓPRIOS: Nabal
1º SM 25.25; Jacó GN 25.26; Eva GN 3.20; Babel GN 11.9.
2-
O CARATER
MERITÓRIO DO NOME:
Abrão e Abraão GN 17. 5; Jacó GN 32.28; 35.10,18; 41.45, quando se mudava o
nome de alguém mudava o rumo de sua vida.
3-
O CARATER
PESSOAL DO NOME:
Identificava-se com a própria pessoa, SL 41.5; EX 32.32; EX 33.17; JO 10.3-11.
OS
NOMES GENÉRICOS E ESPECIAIS DE DEUS E SUA AUTO-REVELAÇÃO:
1-
OS NOMES E SUA
AUTO-REVELAÇÃO: Deus
se deu a conhecer nas Escrituras através dos muitos nomes com os quais se
revelou:
A-
YAHWEH YIREH – O SENHOR PROVERÁ, GN 22.14.
B-
YAHWEH ROPH’EKHA – O SENHOR QUE SARA, EX 15.26.
C-
YAHWEH SHALOM – O SENHOR É PAZ, JZ 6.24.
D-
YAHWEH RA’AH – O SENHOR É PASTOR, SL 23.1.
E-
YAHWEH TSIDKENU- O SENHOR JUSTIÇA NOSSA, JR 23.6.
F-
YAHWEH NISSI- O SENHOR É MINHA BANDEIRA, EX 17.15.
G-
YAHWEH SHAMMAH- O SENHOR ESTÁ ALI, EZ 48. 35.
2-
OS NOMES
GENÉRICOS: São
aqueles que se aplicam também às divindades pagãs. Isto ocorre pela aproximação
entre as línguas semíticas e o hebraico. São três os nomes genéricos: El, El
Elyon e Eloah cujo plural é Elohim.
A-
EL- DEUS. Significa ser forte. Nas nossas Bíblias em
português aparece a palavra Deus.
·
EL
BERIT- DEUS DA ALIANÇA, GN 31.13; 35.1-3.
·
EL
OLAM- DEUS ETERNO, GN 21. 33;IS 40.28.
·
EL
RO’I- DEUS DA VISTA, GN 16.13.
·
EL
ELOE YISRAEL- DEUS- DEUS DE ISRAEL.
·
EL
BETEL- DEUS DE BETEL, GN 31. 13; 35.7.
B-
EL ELYON – DEUS ALTISSIMO. Elyon
significa subir, ser elevado, é um termo usado para descrever a grandeza
das coisas. No caso de Deus apresenta o Deus glorioso ao seu povo, GN 14.19,20;
IS 14.14; NM 24.16; SL 7.17.
C-
ELOHIM E ELOHA – DEUS. O singular ocorre pro 57
vezes no A.T ao passo que o plural ocorre por 2555 vezes. Diz respeito ao
criador do universo, o ser todo poderoso.
3-OS NOMES ESPECIFICOS: os
nomes específicos são: El Shaday, Adonay, yahweh.
A-
EL SHADAY- o Deus Todo poderoso. Representa aquele que é auto-suficiente ao seu
povo. É o nome pelo qual Deus se revelou aos patriarcas, EX 6.3.
B-
ADONAY- SENHOR. Expressa a soberania de
Deus no universo, Senhor dos Senhores, DT 10.17, e a suprema posição do criador
em todo o universo, GN 18.3; IS 3.18; 6.1; DN 9.16.
C-
YAHWEH – SENHOR. Esse nome aparece quase sete mil vezes no A.T e é a designação
freqüente de Deus na Bíblia. Baseado na forma da pergunta que Moisés fez a Deus
o nome significa “EU SOU AQUELE QUE EXISTE” EX 3. 11-15. Moisés não perguntou
como te chamarei como és tu? E Deus respondeu: Eu sou o que sou, ou serei o que
serei, ou sou quem sou.
D-
ABBA – PAI. Um termo aramaico para designar uma relação filial: Deus é chamado
de:
·
Pai
de Nosso Senhor Jesus Cristo, 1ª PD 1.3.
·
Pai
das misericórdias, 2ª CO 1.3.
·
Pai
celestial, MT 6.32; 18.35.
·
Abba
pai, MC 14.36.
·
Pai
dos espíritos, HB 12.9.
·
Pai
Santo, JO 17.11.
·
Pai
justo, JO 17.25.
·
Pai
das luzes, TG 1.17.
·
Pai
da gloria, EF 1.17.
·
Pai
da eternidade, IS 9.6.
·
Pai
dos órfãos, SL 68.5.
4-
DEUS SE DÁ A
CONHECER CONFORME AS ESCRITURAS:
A-
As Escrituras afirmam que Deus pode ser conhecido
por que ele se revela a si mesmo.
B-
O conhecimento de Deus revelado ao homem é aquele
que satisfaz a fome da natureza espiritual.
C-
O conhecimento revelado resulta em adoração e
obediência inteligente à sua vontade.
D-
O conhecimento de Deus é discernimento que habilita
o conhecedor a reconhecer as verdadeiras manifestações da Deus.
E-
A finalidade das Escrituras é a de fazer Deus
conhecido pelo homem em suas atividades na historia e nas experiências que
homens e mulheres fiéis tiveram com Ele, RM 1.19.
Conclusão:
Se faz necessário que conheçamos ao Senhor em suas revelações que ele faz de si
mesmo. Que tenhamos a capacidade de sintoniza-lo em nossa alma mesmo em meio as
adversidades da vida, pois ele sempre esta ali.
BIBLIOGRAFIA:
House, Paul R. Teologia do Antigo Testamento. VIDA, Rio de Janeiro.
Champlin, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Candeia,
2000, São Paulo.
Bergstén, Eurico. Teologia sistemática. CPAD, 2010 – Rio de Janeiro.
Bancroft, E. H. Teologia Elementar. EBR, 1999, São Paulo.
Pr. Aldo José Galina – 3437-3807
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