terça-feira, 8 de maio de 2012

CULTO DE EDIFICAÇÃO CRISTÃ Nº 11 - 27/03/2012





UMA INTRODUÇÃO ÀS DOUTRINAS BÁSICAS DA FÉ CRISTÃ

TEONTOLOGIA Nº 3A EXISTÊNCIA DE DEUS E SUA REVELAÇÃO:

INTRODUÇÃO:
As questões que dizem respeito à realidade de Deus não são discutidas nas Escrituras. Sua existência é fato estabelecido. A Bíblia não procura oferecer nenhuma prova racional quanto à existência de Deus. Ao contrario ela já começa tornando sua existência como básica: “no principio criou Deus” GN 1.1. Deus existe antes de tudo e de todos! E a declaração incontestável das Escrituras.

1- A REVELAÇÃO DE DEUS:
No Antigo Testamento a palavra Hebraica que traduz revelação é “gãlãh” e é usada para comunicar a revelação que Deus faz de si mesmo às pessoas, Alvi 3.7. no Novo Testamento a palavra grega “apokalupsis” está associada à idéia de tornar conhecida o evangelho GL 1.12, e o próprio Deus, i’ TM 3.16; JO 1.18. Assim as Escrituras apresenta uma teologia que estuda a revelação e a manifestação que Deus faz de si mesmo e de sua vontade aos homens.


2- A NECESSIDADE DA REVELAÇAO DE DEUS:
Segundo as Escrituras, Deus é conhecido somente através da sua auto-revelação. A parte disso, o homem não é capaz de conhecê-lo. Essa necessidade envolve dois fatores:
A- O FATOR IMPLICITO: Que diz respeito ao que Deus é em sua natureza infinita, P TM 3.16; JO 4.
23,24.
B- O FATOR EXPLICITO: que diz respeito a incapacidade do homem conhece-lo por si mesmo em sua natureza incomensurável, EX 33.20; JO 1. 18; i’ JO 4.i2.

3- A REVELAÇAO DE DEUS AOS HOMENS:
A revelação de Deus é uma comunicação pessoal e o objetivo divino é que o conheça de modo real e pessoal. A revelação é um instrumento de comunicação de Deus ao homem. Na sua revelação Deus ajuda aos homens a compreenderem sua natureza e propósitos, DT 4.29; JR 33.3. há níveis diferentes dessa revelação, quer particular quer coletiva, GN 2.16; 3.8,9; i2.i; i5.i; 18.16; EX 3.4; 19.3,9; i° SM 3.i; IS 6.1.
A- A REVELAÇÃO ATIVA: É a revelação direta de Deus que se dá a conhecer aos homens, EX 3.i-6.
B- A REVELAÇAO PASSIVA: E o conhecimento de Deus que é passado de geração a geração, DT
4.iO.

4- CATEGORIAS PRIMÁRIAS DA REVELAÇAO DE DEUS AOS HOMENS:
A- A
REVELAÇAO GERAL: SL 8; 19.1; RIVI 1.8-21. Envolve a revelação que Deus faz de si mesmo a todos os homens em toda a parte. Há um testemunho da natureza e da razão humana. Essa teologia natural envolve duas formas distintas da revelação:
• REVELAÇAO EXTERNA NA CRIAÇÃO: que proclama o poder, a sabedoria e a bondade de Deus aos homens.
• REVELAÇÃO INTERNA: A razão e a consciência de cada individuo RIVI 2.16; JO 1.9.
B- A REVELAÇAO ESPECIAL: o cristianismo reconhece como revelação especial tanto o verbo vivo quanto a palavra escrita. Essa revelação é coroada pela encarnação do verbo vivo, JO 1.1,14, 17, 18; 14.8,9; HB 1.1-3, e pelo registro da palavra nas Escrituras, r co 14.37; 2 TM 3.16. Sendo essas revelações o desvendamento que Deus faz de si mesmo de imediato e sobrenatural. O logos encarnado revelou o Pai. A palavra falada registrou essa revelação e o seu progresso, HB 1.1-3; 2’ PD 1.20,21; GL
1.12.
C- O OBJETIVO DIVINO COM A REVELAÇÃO: direcionar o homem rumo ao seu destino original que é: Conhecê-lo amá-lo e adorá-lo, IS 43.7; SL 22.22; 149.6.
D- Há muitas escolas céticas que buscam negar a realidade de Deus na vida dos seres humanos, e todas elas com seus esforços, reforçam ainda mais a realidade inegável da existência de Deus e sua revelação. Tudo o que existe procede de Deus, ele é o fator primário da existência, não há como desvincular-se Dele. O homem se debate e um dia o seu fim será diante do Senhor.


Pr. Aldo José Galina – 3437-3807

Nenhum comentário:

Postar um comentário