terça-feira, 8 de maio de 2012

CULTO DE EDIFICAÇÃO CRISTÃ Nº 9 - 13/03/2012



UMA INTRODUÇÃO ÀS DOUTRINAS BÁSICAS DA FÉ CRISTÃ

TEOLOGIA Nº 1 – INTRODUÇÃO – A NATUREZA DE DEUS


I- FUNDAMENTOS DA TEOLOGIA:
1- DEFINIÇÃO:
A
palavra teologia deriva de dois vocábulos gregos: “theos” que significa “Deus” e “logia”, que significa “tratado ou estudo”. Logo, “teologia é o estudo e ciência que trata das relações de Deus com suas criaturas e com o universo”. Fala de Deus e fatos a Ele relacionados.
2- CLASSIFICAÇAO DA TEOLOGIA:
A teologia pode ser comparada a um edificio de cinco andares.
A- TEOLOGIA EXEGÉTICA: Consiste em extrair o significado de um texto qualquer. Do grego “ex” que significa “fora de” e “agem” guiar ou explicar. Exegese é a narração, explicação ou interpretação. As matérias envolvidas são: as línguas originais, a formação do Cânon e a hermenêutica.
B- TEOLOGIA HISTORICA: Trata do desenvolvimento histórico das doutrinas bíblicas e o desenvolvimento histórico das doutrinas da igreja a partir da era cristã. As matérias envolvidas são: Historia da Igreja, das missões, e das doutrinas.
C- TEOLOGIA BIBLICA: Ocupa-se em traçar o desenvolvimento da verdade em cada livro da Bíblia e a forma de cada escritor apresentar as doutrinas fundamentais.
D- TEOLOGIA PRATICA: Ocupa-se com a aplicação prática dos resultados teológicos. As disciplinas envolvidas são: Homiletica, administração eclesiástica, liturgia, educação cristã etc.
E- TEOLOGIA SISTEMATICA: Encarrega-se do material das outras teologias anteriores, com o fim de arranjá-las de forma lógica e metódica, para facilitar a compreensão e promover a aplicação prática do conteúdo.
A IMPORTÂCIA E A NECESSIDADE DA TEOLOGIA:
1- A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA: É IMPORTANTE POR QUE:
A- Fala de Deus e dos fatos a ele relacionados.
B- Esclarece como o homem pode estreitar seu relacionamento com Deus.
C- Instrui de maneira sistemática como o homem pode agradar a Deus e fazer sua vontade.
2- A NECESSIDADE DA TEOLOGIA: É NECESSÁRIA:
A- Por ser um instrumento de defesa da verdade no combate ao erro, 1ª Pd 3.15.
B- Por desenvolver o caráter cristão e prepará-lo para o oficio vocacional, 2ª Tm 2.15.
C- Como ciência, é baseada em fatos comprovados, que satisfazem a alma e a razão.
RELAÇÃO E DIFERENÇA ENTRE DOGMA, DOUTRINA E RELIGIÃO:
1- DOGMA:
O termo deriva do grego “dokeo” usado no Novo Testamento para: decreto, mandamento e ordenança; Lc 2.1; At 16.4; 17.7; Ef 2.15; Cl 2.14. No aspecto filosófico, dogma diz respeito às afirmações doutrinárias de um mestre ou de uma escola particular. A Igreja cristã usou o mesmo sentido do termo dogma como declaração e afirmação de fé doutrinária.
2- DOUTRINA: deriva do termo “didasko” e significa ensino ou instrução. Ainda que o Novo Testamento use o termo de forma genérica, há um padrão doutrinário estabelecido pelos Apóstolos, conhecido como: “sã doutrina” 1ª Tm 1.10; boa doutrina Tm 4.6. Doutrinas são verdades fundamentais da Bíblia expostas de forma sistemática. E a revelação da verdade como se encontra nas Escrituras.
3- RELIGIÃO: no Novo Testamento o termo “threskeia” é traduzido por religião, At 26.5 e também o verbo latino religare que significa: tornar a ligar. Religião relaciona-se às atividades que ligam o homem a Deus numa determinada relação, At 25.19; 18.15; 26.3,5; Tg 1.26,27.
4- RELAÇÁO ENTRE TEOLOGIA E RELIGIÃO: A teologia é o conhecimento acerca de Deus, e a religião é a prática desse conhecimento. Ambas devem coexistir na experiência cristã; porém na prática em algumas situações estão tão distantes que o individuo é teólogo sem ser cristão, como também há cristãos que não tem nenhum conhecimento teológico. Para o teólogo a mensagem de Deus é esta: “Se conheces estas coisas, feliz serás se as observares” Jo 3.7. E ao homem cristão é esta: “ Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” 2ª Tm 2.15.
II- A NATUREZA DE DEUS: SUA REALIDADE ETERNA:
QUEM É DEUS? É A GRANDE PERGUNTA.
1- DEFINIÇÃO DE DEUS:
Qualquer definição que se dê sobre Deus, estará sujeita as limitações humanas. Por mais abrangentes que sejam nossos argumentos, sempre estarão a quem da realidade eterna.
Ainda que as Escrituras têm uma revelação da sua pessoa, não há com que compará-lo, Is 40.25, ele é muito mais. Em sua natureza transcendente Deus é inescrutável, Jo 11.7; Is 40.28; Rm 11.33; ele é eterno, Ap 1.8.
2- DEFINIÇAO DOS CATECISMOS: Catecismo do grego “katecheo” significa instruir. Um catecismo é um manual de instrução popular nas crenças cristãs.
A- Catecismo de Genebra escrito por João Calvino em 1537.
B- Catecismo de Heidelberg escrito por um grupo de cristãos em 1563, dos quais se destacam Caspar Olevianus e Zacarias Ursino.
C- Catecismo de Westminster escrito em 1647, que é o mais famoso na definição da pessoa de Deus. Deus é Espírito, Infinito, Eterno e imutável em seu Ser, Sabedoria, Poder, Santidade, Justiça, Bondade e Verdade.
D- A identidade confessional das Assembléias de Deus está em: “a declaração das verdades fundamentais” escrita em 1950, onde foram aprovados os termos do credo para crescimento da vida crista da Igreja e do ministério.
3- DEFINIÇAO NAS ESCRITURAS: A revelação nas Escrituras desvenda algumas verdades referentes a essência de Deus, daquilo que ele faz e é. Uma das maiores fontes de conhecimento da natureza de Deus está nos seus nomes e atributos que constam nas Escrituras.
4- DEUS E ESPIRITO: Jo 4.24; 2ª Co 3.17.
A- COMO ESPIRITO, DEUS É INVISIVEL. Ninguém jamais viu a Deus em sua glória, nem tão pouco opodemosver Cl 1.15; 1ª Tm 6.16; Jo 1.18; 1ª Jo 3.2.
B- COMO ESPIRITO, DEUS E INCORPOREO. Um espírito não tem carne nem ossos, Lc 24. 39; Nm 23.19; Os 11.9; Jo 5.37.
C- COMO ESPIRITO, DEUS É PESSOAL. Um ser pessoal se caracteriza por sua individualidade, e são três os elementos constitutivos de uma personalidade: Intelecto= poder de pensar. Emoção= pode de sentir. Volição= poder de vontade. Quanto a Deus as principais características e propriedades de personalidade atribuídas a Deus nas Escrituras são: tristeza, Gn 6.6; ira 1º Rs 11.9; zelo Dt 6.15; amor Jo 3.16.
D- HA QUATRO COISAS A SEREM OBSERVADAS:
> Deus não está sujeito às limitações humanas.
> Deus não está sujeito às paixões humanas.
> Deus não está sujeito às condições humanas.
> A adoração a ele deve obedecer aos princípios espirituais, Jo 4.24; 1ª Co 2.14.
5- ANTROPOMORFISMOS E ANTROPOPATISMOS:
A-
FORMAS E SENTIMENTOS HUMANOS ATRIBUIDOS A DEUS. Os escritores da Bíblia sabiam que Deus não é homem, Nm 23.19; Os 11.9, e por isso o acesso a esse conhecimento era impossível à compreensão humana, 1ª Tm 6.16, então usaram termos que indicam corporeidade. Eles usaram esses termos também em relação a objetos inanimados, Is 44.23; 55. 12; Gn 4.11. Os antropomorfismos são símbolos poéticos, metáforas de atributos divinos, que doutra maneira não poderíamos descrever, Is 40. 18; 57.15; Jo 1. 18.
B- SENTIMENTOS HUMANOS ATRIBUIDOS A DEUS. Os antropopatismos registram os sentimentos humanos que marcam a figura do Senhor.
> Desgosto, Lv 20. 23.
> Abominação, ódio, Dt 12.31.
> Aversão, Sl 106. 39,40.
> Zelo, Ex 20. 5; 34.14.
> Vingança, Dt 32.35; Is 1.24.
> Ira, Ex 15.7; Is 9.19.
> Alegria, Dt 28.63; Sl 104.31; Sf 3.17.
> Arrependimento, Gn 6.5,6; 1° Sm 15.35; Jr 26.13.
6- TEOFANIAS VISÍVEIS E INVISIVEIS:
A- TEOFANIAS VISIVEIS INCLUEM:
> O aparecimento de um anjo em forma humana, Gn 16. 7-13.
> Uma chama na sarça ardente, Ex 3. 2-6.
> Em fogo fumaça e trovões no monte Sinai, Ex 19. 18-20.
> Como um ancião de dias, Dn 7.9-14.
B- TEOFANIAS AUDIVEIS INCLUEM:
> A vos de Deus no jardim, Gn 3.8.
> O cicio tranqüilo e suave que Elias ouviu, Rs 19. 12,13.
> A vos do céu no batismo de Jesus, Mt 3.17.
CONCLUSÃO:
Não obstante Deus ser Espírito incorpóreo invisível, ele é uma personalidade revelada nas Sagradas Escrituras. Deus é um ser pessoal, e isto se compreende, nos muitos nomes que revelam seu caráter, especialmente o seu grande nome pessoal Javé: EU SOU O QUE SOU. Ex 3.14.

Pr. Aldo José Galina – 3437-3807

Nenhum comentário:

Postar um comentário