sexta-feira, 18 de maio de 2012

MEDITAÇÕES - CASTELO FORTE - 06-12/05/2012 (19ª SEMANA) - APONTAMENTOS E FRASES


Meditações ano 44


Apresentação:

“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”
Salmos 119:105
“Sê o meu castelo forte...”
Sl 31.2c.
Publicação coordenada pela Comissão Interluterana de Literatura

A comunicação com Deus é um raro momento de colocar-se diante ele com todas as inquietações e dificuldades. É um momento de conectar nosso íntimo com sua bondade e misericórdia. Dele saímos renovados e reorientados para o viver cotidiano.
            Todavia, os afazeres do dia a dia são tantos, que não encontramos tempo para ficar a sós com Deus. Se nos faltam palavras e nos sentimos acanhados para derramar diante dele as nossas ansiedades, façamos da leituras das meditações diárias do Castelo Forte um instrumento para a nossa reflexão no começo ou no fim  de cada dia.
            A comissão Interluterana de Literatura (CIL) valoriza a reflexão matinal ou vespertina, pois entende que a vida cristã é feita desses momentos de busca de orientação, consolo, ânimo e entendimento, oferecidos no Evangelho. São 44 anos ininterruptos de produção deste devocionário que continua conquistando leitores individuais, famílias e grupos em comunidades que encontram nas meditações diárias alimento para sua fé, sua esperança e seu amor.
            Castelo Forte é uma publicação em parceria e são muitas as mãos e mentes que partilham reflexões e saberes.
           
João Artur Müller da Silva Presidente da Comissão Interluterana de Literatura.



19ª SEMANA

APONTAMENTOS E FRASES

 DIA: 06/05/2012

 SER COMO FILIPE



“Onde cada um de nós se deixa enviar e exercer a sua missão, pessoas são transformadas e podem seguir o caminho cheias de júbilo e alegria. Você e eu somos convidados por Deus para sermos os seus instrumentos missionários”.



“Deus Eterno, faze de nós instrumentos da tua graça para que todas as pessoas venham a te conhecer. Corrige-nos quando deixarmos de cumprir a tua vontade. Anima-nos a ser humildes e a testemunhar o teu Evangelho. Em nome do teu Filho Jesus, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém”.



DIA: 07/05/2012

NA FALTA, SOBRARÁ MISERICÓRDIA



“Na falta, a misericórdia de Cristo é abundante. Ele conhece as dificuldades que nos cercam e compreende o nosso choro. Por isso promete que nunca nos abandonará”. Hb 13.5.



“Ajudar os necessitados de nossas famílias é uma forma de recompensá-los. Entretanto, a misericórdia cristã não se limita à família, mas estende-se a todos que não tenham ninguém”.



“Cristo usa as nossas mãos para revelar misericórdia aos desamparados”.



“Quando Cristo voltar para concretizar nossas esperanças, seremos consolados. Enquanto esperamos, somos convidados a encher o mundo de misericórdia”.



“Deus querido, graças te damos por tua grande misericórdia revelada em Cristo, que morreu por nós para nos conceder perdão. Concede-nos corações jubilantes e mãos atuantes no amor ao próximo. Que a nossa vida seja um reflexo da ressurreição de Cristo. Por Jesus, nosso Salvador misericordioso”.


DIA: 08/05/2012

ALÉM DO POLITICAMENTE CORRETO

“Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo.”  1 Timóteo 5:21


“Devemos viver além do discurso bonitinho e ultrapassar o politacamente correto”


“A cruz de Cristo é o lugar mais democrático de todos. Nela, os pecados de todos foram colocados lado a lado e todos encontram amor e salvação”


“Somente na presença de Cristo consiguiremos fazer da igualdade e da imparcialidade um modo de vida, muito além da moda e do discurso”


"Deus querido, perdoa-nos quando agimos com preconceito e parcialidade. faze com que tua Igreja seja um testemunho vivo da igualdade e do amor de cristo. Capacita-nos a amar indistintamente o nosso próximo"



DIA: 09/05/2012

A MAIOR RIQUEZA É VIVER SATISFEITO COM O QU EU TENHO


“Sempre somos tentados a viver insatisfeitos. A mídia desperta em nós a necessidade de ter cada vez mais para ser feliz”


“Deus não condena os bens materiais e as riquezas. A sua rica criação - pedras preciosas, ouro, diamantes... - aponta para isso. O problema começa quando se tem amor ao dinheiro ou apego exagerado aos bens materiais que sufocam o coração, tornando-o orgulhoso, egoísta e ganancioso”


“Tenhamos ... cuidado com a avareza! Busquemos a satisfação em Deus e exercitemos a gratidão por aquilo que Ele, graciosamente, nos dá.”
 

“Senhor, dá-me sempre um coração grato por aquilo que sou e por tudo que recebo da tua bondosa mão. Quero servir com gratidão ao meu próximo, conforme os dons que me concedeste. Ajuda-me!”


DIA: 10/05/2012

FELICIDADE É VIVER UMA VIDA HONESTA E DEDICADA A DEUS E AO PRÓXIMO


“Desculpas para tentar descartar os meus erros não me faltam. Mas o Senhor é um Deus pessoal, que se revela a cada um individualmente. É a Ele que preciso prestar contas das minhas atitudes, dos meus atos de desamor e de desonestidade, sem apontar para o que os outros fazem ou deixam de fazer”


“Fé, amor, perseverança, humildade e honestidade são palavras chaves para viver uma vida dedicada a Deus e ao Próximo”


“Senhor Jesus, tu sabes como é difícil viver honestamente e amar o próximo. Capacita-me e usa-me como instrumento de fé, de amor, de perseverança, de humildade e de honestidade para viver neste mundo”


DIA: 11/05/2012

O VERDADEIRO CONHECIMENTO DA FÉ


“...é preciso depositar o conhecimento num futuro que dá a certeza da vida eterna”


“O verdadeiro conhecimento da fé traduz-se em boas ações, fazendo o bem, sendo generoso. Quem procede assim, junta um ´tesouro que será uma base firme para o futuro`”


“...as boas ações não são condição para alcançar a vida eterna. Condição é única e exclusivamente a fé no Senhor Jesus Cristo, que dá o verdadeiro conhecimento. Este, por sua vez, nos impele a nos colocarmos ao lado daqueles que necessitam da nossa generosidade e das nossas boas ações”



“Querido pai do céu, conserva-me sempre no caminho certo, dando-me a sabedoria que vem do alto. Peço perdão pelas vezes que me desviei da tua verdade, baseando-me nos meus conhecimentos e desviando-me do verdadeiro conhecimento da fé, Em nome de Jesus. Amém”

DIA: 12/05/2012

O TESTEMUNHO

“Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus,” II Timóteo 1:8

“O sofrimento por causa da fé contribui para o aprimoramento da mesma”

“No decorrer da história do cristianismo, sempre houve pessoas que deixaram de testemunhar a fé em momentos de perseguição. Mas também houve muitos mártires que morreram por causa dela”


“Peço-te, Senhor, abre o meus lábios para que a minha boca professe a tua verdade. Fortalece-me com a tua palavra, para que eu possa testemunhar a fé em todas as circunstâncias, e o meu testemunho seja sincero”

Nenhum comentário:

Postar um comentário