segunda-feira, 21 de maio de 2012

MEDITAÇÕES - CASTELO FORTE - 15-21/01/2012 (3ª SEMANA) - APONTAMENTOS E FRASES


Meditações ano 44

Apresentação:


“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”


Salmos 119:105


“Sê o meu castelo forte...”


Sl 31.2c.


Publicação coordenada pela Comissão Interluterana de Literatura
A comunicação com Deus é um raro momento de colocar-se diante ele com todas as inquietações e dificuldades. É um momento de conectar nosso íntimo com sua bondade e misericórdia. Dele saímos renovados e reorientados para o viver cotidiano.


Todavia, os afazeres do dia a dia são tantos, que não encontramos tempo para ficar a sós com Deus. Se nos faltam palavras e nos sentimos acanhados para derramar diante dele as nossas ansiedades, façamos da leituras das meditações diárias do Castelo Forte um instrumento para a nossa reflexão no começo ou no fimde cada dia.


A comissão Interluterana de Literatura (CIL) valoriza a reflexão matinal ou vespertina, pois entende que a vida cristã é feita desses momentos de busca de orientação, consolo, ânimo e entendimento, oferecidos no Evangelho. São 44 anos ininterruptos de produção deste devocionário que continua conquistando leitores individuais, famílias e grupos em comunidades que encontram nas meditações diárias alimento para sua fé, sua esperança e seu amor.


Castelo Forte é uma publicação em parceria e são muitas as mãos e mentes que partilham reflexões e saberes.
João Artur Müller da Silva Presidente da Comissão Interluterana de Literatura.



3ªSEMANA

APONTAMENTOS E FRASES



DIA: 15/01/2012


CHAMADOS POR DEUS



“Por maiores que sejam as crises e as dificuldades pelas quais passa a Igreja, ela continua existindo, pois ela não é uma obra humana, mas obra do Espírito Santo”.



“Que a cada novo dia, você possa viver sob a bênção e a graça de Deus, entregar a vida em suas mãos e ouvir o que ele tem a dizer”.




“O Senhor continua presente no mundo através do Espírito Santo, que encoraja e motiva pessoas a serem discípulos nos mais diversos lugares”.




“Fortalecido com a Palavra de Deus, é possível transpor barreiras e fazer aquilo que está ao seu alcance para que o amor, a paz e a justiça reinem no mundo”.


“Obrigado, Senhor, pela vida. Obrigado que ainda hoje podemos ouvir o teu chamado e seguir o teu caminho. Que a tua mensagem continue motivando e chamando pessoas para a prática do amor, da paz e  da justiça. Amém”.



DIA: 16/01/2012


PLANTAR E REGAR

“...cada um de nós é convidado a plantar e a regar sinais do Reino, mas a última palavra é de Deus. É Ele quem dá o crescimento”.


“Cada ser humano tem sua beleza, suas potencialidades, seus dons, mas também suas limitações e dificuldades. A beleza consiste em reconhecer as potencialidades e os dons e colocá-los a serviço do Pai”.


“Deus quer contar com cada pessoa, comigo e com você”.


“...cada um tem o seu dom especial que lhe permite dar sua contribuição na plantação e na irrigação do Reino de Deus”.

“...se cada pessoa souber usar o seu potencial e o seu dom para plantar e regar, Deus o Pai celestial, a seu tempo, dará o devido crescimento, e o mundo se tornará mais harmonioso e mais belo”.


“Deus, nosso Criador, alegramo-nos com a beleza da diversidade humana. Agradecemos-te pela capacidade que dás a cada pessoa para plantar e regar a tua seara. Fortalece-nos em nossa caminhada rumo ao teu Reino. Amém”.


DIA: 17/01/2012

INSTRUMENTO DE DEUS NA CONSTRUÇÃO DA IGREJA.



“O que importa é que cada um exerça sua função para formar um todo harmônico”.


“...na Igreja, todos são instrumentos de Deus na construção do edifício. Cada um deve exercer sua função conforme os dons que Deus lhe concedeu”. V. 10.


“Nosso pecado leva-nos ao orgulho, fora e dentro da igreja. E quando orgulho sobressai, colocamo-nos como a peça mais importante do edifício, muitas vezes derrubando paredes e prejudicando a construção como um todo”.


“Só existe uma coisa mais importante que as outras na construção da Igreja, Cristo. O único alicerce V. 11 colocado por Deus. Todas as demais peças são pedras, trabalhadas pelo perdão, enquadradas pelo Espírito de Deus que vive em seus corações”. V. 16.


“Ó Senhor Deus, faze de nós verdadeiros instrumentos na construção da tua Igreja. Afasta o orgulho, para que saibamos apontar para o único alicerce, que é Cristo. Somos gratos por sermos transformados em teu Templo e por que o Espírito vive em nós. Amém”.



DIA: 18/01/2012



A SABEDORIA DE DEUS NOS SALVA.


“...a sabedoria de Deus está acima da nossa e derruba o nosso orgulho pecaminoso”.


“Verdadeira sabedoria é aquela que Deus nos dá, que leva à salvação por meio da fé em Cristo Jesus. II Tm 3.15; que leva a crer que todos pertencemos a Cristo, graças ao amor e à sabedoria de Deus. Somente Ele nos salva”.


“Ó Senhor, dá-nos a verdadeira sabedoria, que é o conhecimento da salvação em Cristo. Perdoa-nos por causa do orgulho de querermos atribuir todas as vitórias à nossa capacidade. Agradecemos-te pelo teu amor revelado em Cristo, que não conseguimos compreender, ajuda-nos a crer nele. Amém”.


DIA: 19/01/2012

NÓS CREMOS NO JUÍZO FINAL.


“Portanto, não julguem ninguém antes da hora; esperem o julgamento final, quando o Senhor vier . V. 5 a.Antes de dizermos que uma pessoa é isso ou aquilo, olhá-La de lado, afastá-la do grupo, lembremos do conselho do apóstolo Paulo”.


“...toda vez que emitimos um parecer definitivo sobre alguém, podemos estar tomando o lugar de Deus”.



“Perdoa-nos, Senhor, quando tomamos o teu lugar e consideramos os outros piores do que nós. Perdoa-nos quando queremos tirar o cisco do olho do outro e não removemos a trave do nosso. Lembra-nos dos nossos próprios erros e abre os nossos olhos para andarmos em caminhos retos. Em nome de Jesus. Amém”.


DIA: 20/01/2012


O DISCIPULADO É UMA CAMINHADA



“Apresentar-se como exemplo a ser seguido é expor-se, ficar na vitrine. E vitrines são frágeis”.


“...podemos nos animar ao mesmo tempo em que animamos os outros”.

“Senhor! Nós agradecemos por aqueles que nos inspiram e nos motivam em nossa caminhada de fé, pessoas que te amam e querem nos ajudar. Que possamos alimentar este mesmo desejo com relação a outros, a quem também podemos ajudar. Livra-nos de uma fé egoísta e não nos deixe desistir. Em nome de Jesus. Amém”.



DIA: 21/01/2012


LIMPAR A CASA


“É muito fácil fecharmos um olho para algumas coisas, mais adiante, para outras e, assim, nos afastamos de Deus”.



“...é importante que o esforço usado no processo de disciplina seja o mesmo que se usa no processo de restauração, oferecendo o perdão em Cristo e ajudando a pessoa a viver”.




“Disciplina na família ou na congregação precisa estar acompanhada de oportunidades para perdoar, refazer e amar. Como disse Jesus à mulher adúltera: Vá e não peque mais”. Jo 8.11.




“Jesus querido, obrigado por protegeres meu corpo e minha alma. Perdoa os meus erros e ensina-me a perdoar os erros dos outros. Fortalece-me para que eu possa ajudar os outros a viver. Amém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário