quarta-feira, 9 de maio de 2012

MEDITAÇÕES - CASTELO FORTE - 01-07/01/2012 (1ª SEMANA) - APONTAMENTOS E FRASES


Meditações ano 44

Apresentação:


“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”


Salmos 119:105


“Sê o meu castelo forte...”


Sl 31.2c.


Publicação coordenada pela Comissão Interluterana de Literatura
            A comunicação com Deus é um raro momento de colocar-se diante ele com todas as inquietações e dificuldades. É um momento de conectar nosso íntimo com sua bondade e misericórdia. Dele saímos renovados e reorientados para o viver cotidiano.


            Todavia, os afazeres do dia a dia são tantos, que não encontramos tempo para ficar a sós com Deus. Se nos faltam palavras e nos sentimos acanhados para derramar diante dele as nossas ansiedades, façamos da leituras das meditações diárias do Castelo Forte um instrumento para a nossa reflexão no começo ou no fim  de cada dia.


            A comissão Interluterana de Literatura (CIL) valoriza a reflexão matinal ou vespertina, pois entende que a vida cristã é feita desses momentos de busca de orientação, consolo, ânimo e entendimento, oferecidos no Evangelho. São 44 anos ininterruptos de produção deste devocionário que continua conquistando leitores individuais, famílias e grupos em comunidades que encontram nas meditações diárias alimento para sua fé, sua esperança e seu amor.


            Castelo Forte é uma publicação em parceria e são muitas as mãos e mentes que partilham reflexões e saberes.
João Artur Müller da Silva Presidente da Comissão Interluterana de Literatura.


APONTAMENTOS E FRASES:

1ª SEMANA

DIA: 01/01/2012

SOB A BÊNÇÃO DO SENHOR


“Deus quer que saibamos que, em meio aos perigos e às dificuldades, Ele estará sempre presente para nos guardar.”

“O Senhor Todo-Poderoso olha para os seus filhos, a fim de dar-lhes paz – ´O Senhor sobre ti levante o seu rosto e lhe dê a paz`, que o mundo não pode dar, que foi conquistada por Jesus através de sua morte e ressurreição.”

“Senhor, como é bom saber, ao iniciarmos um novo ano, que tu nos abençoas. Pedimos-te que fortaleças a nossa fé em ti. Dá-nos a certeza de que podemos confiar todos os dias que o teu cuidado, a tua bondade, a tua misericórdia e a tua paz permanecerão conosco. Amém.”


DIA: 02/01/2012

O “DESERTO” DO SALVADOR E O NOSSO “DESERTO”.


“Seja qual for a sua situação, saiba que o nosso Salvador, o Filho de Deus, enfrentou o ´deserto` por nós. Sua vida foi dureza do início ao fim, para que a nossa vida, em qualquer situação, possa ser usufruída como filhos amados de Deus, perdoados, e na esperança da vida plena em Cristo.”

“Senhor, Amado Pai, fortalece-nos e consola-nos com a certeza de que o Salvador Jesus conquistou-nos a vida plena, passando por sofrimento e morte. Ampara e fortalece a todos os que são tentados em sua fé por causa dos seus “desertos”. Que possamos confiar na tua amorosa presença. Amém.”


DIA: 03/01/2012


O CONVITE ESTÁ FEITO.


“Nossos projetos precisam de planejamento, de preparo e de cuidado.”


“Deixar para trás tudo o que está se fazendo e seguir em outra direção reflete a radicalidade do convite de Jesus.”


“Deus Amado, graças te dou por que continuas convidando para a tua seara, pescadores, pedreiros, administradores... Convidas também a mim, não importa se estou capacitado. O convite está feito. Dá-me o discernimento e a capacidade necessários para perceber e aceitar o teu chamado. Amém.”


DIA: 04/01/2012

AUTORIDADE ADMIRADA.


“Todo o ensino, por lógica, aponta para uma ação. Entre o falar e o fazer deve haver coerência. As Palavras de Jesus apontavam para uma prática condizente com o seu conteúdo. Este era o motivo do encanto, da admiração e do consequente discipulado.”

“Ensinar, orar e agir. Esta era a lógica de Jesus. Talvez, não tenhamos uma lógica tão coerente em nossa caminhada de fé, mas sem dúvida, nenhuma dessas três atitudes pode ser menosprezada. Portanto, ensine e nunca deixe de orar e agir.”


“Bondoso Deus, confessamos-te que muitas vezes temos valorizado a ação e deixado de lado o ensino e a oração. Reconhecemos que, sem o ensino e sem a oração, o nosso servir não está completo. Por isso, dá-nos o teu Espírito Santo para que ele nos ajude a adotar a mesma lógica de Cristo. Amém.”


DIA: 05/01/2012


COMO PEDIR A DEUS?


“Jesus é Criador e nós somos criaturas. Ele é o Senhor e nós somos servos. Acheguemo-nos com coração humilde, crendo que Ele é Poderoso para atender os nossos pedidos. Peçamos o que desejarmos, mas deixemos que Ele decida se nos atenderá ou não, e quando o fará, pois Ele sabe o que é melhor para nós.”


“Senhor Jesus, Tu és senhor e nós somos servos pecadores, que não merecem nada de bom. Ajuda-nos a sermos humildes, a entendermos que tu és Todo-Poderoso e podes nos dar o que precisamos e a confiarmos que tu selecionas os nossos pedidos e os atendes como melhor nos convém. Amém.”


DIA: 06/01/2012

JESUS É VERDADEIRO DEUS.



“Através de suas obras, perdoando pecados e curando doentes, Jesus mostrou que Ele é Verdadeiro Deus, que veio ao mundo para salvar a todos. Crendo nele aceitando-o como nosso Salvador, Ele também perdoa os nossos pecados, colocando-nos de pé diante dele e ajudando-nos nas nossas necessidades terrenas.”

“Senhor Jesus, eu creio que Tu és Verdadeiro Deus. Perdoa os meus pecados, supre as minhas necessidades terrenas. Ajuda-me a dar testemunho das tuas obras maravilhosas, para que as pessoas fiquem admiradas, creiam em Ti e louvem a Deus. Amém.”


DIA: 07/01/2012

UM OLHAR DIFERENTE.



“Enquanto a multidão enxerga apenas um Judeu cobrando impostos para o império romano, Jesus vê sentado na mesa daquele posto um possível discípulo. Sem nenhum discurso explicando vantagens e consequências do discipulado, Ele diz: “Venha Comigo”! Levi levantou-se e foi com Ele.”


“Jesus olha para todos na esperança de que aceitem o seu amor e o deixem ser seu Senhor e Salvador; que abandonem os seus pecados e busquem o Reino de Deus em primeiro lugar na sua vida; que Ele possa viver em nós.”


“Senhor Deus, obrigado por que olhas para nós com esperança. Não permitas que vivamos de maneira medíocre e indiferente, mas que sejamos úteis ao teu Reino, amando e olhando para todos com esperança. Amém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário