UMA INTRODUÇÃO ÀS DOUTRINAS BÁSICAS DA FÉ CRISTÃ
CRISTOLOGIA Nº 1
– A PESSOA DE CRISTO (DEUS E HOMEM) Fl 2.5-11; Cl 1.12-20.
INTRODUÇÃO:
Jesus Cristo é a figura central da história do mundo. Os impactos da
pessoa de Cristo na história e cultura humanas evidenciam-se por um divisor de datas na história, A.C. e A.D.(D.C.). Jesus Cristo deve
ser a figura central
na vida de todo indivíduo, produzindo impactos:
interiores (salvação, perdão, regeneração, justificação, etc.) e exteriores (novo padrão de
valores, mudança de atitudes...). Não
existe cristianismo sem Cristo. O Cristianismo não é uma religião, mas um modo de vida cuja proposta básica é “Cristo em vós, esperança da
glória”
Cl 1:27.
A pergunta "Quem é Cristo?" tem sua
melhor resposta na declaração e explicação dos nomes ou títulos pelos quais ele é conhecido; Vejamos alguns:
1. FILHO DE DEUS (Deidade). Mt 14.33; Lc 1.35; Jo 9.35-38; 10.36; 11.27.
2. O VERBO (Pré-existência e atividade eternas). Jo 1.1,14; Ap 19.13.
3. SENHOR (Deidade, exaltação e
soberania). Fl 2.11; Ap
19.16.
4. FILHO DO HOMEM (Humanidade). Mt 8:20; Mc
2:10; 2:28; Lc 19:10.
5. CRISTO (Título oficial e
missão). Mt 1.16; 2.4.
6. FILHO DE DAVI (Linhagem real). Mt 21.9; Lc 1.32.
7. JESUS (Obra salvadora). Mt
1.21.
I
– A PREEXISTÊNCIA ETERNA DE JESUS.
1
– Jesus é eterno.
- No princípio era o Verbo, e o Verbo
estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo
1.1. Ele é antes de todas as coisas. Cl
1.17. Desde os dias da eternidade. Mq
5.2. e antes que o mundo existisse, possuía glória junto com o Pai. Jo 17.5. Jesus disse: Antes que Abraão
existisse, Eu Sou. Jo 8.58. A Bíblia
se expressa a respeito do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Ap 13.8. Todas a s coisas foram feitas
por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Jo 1.3. Todas as coisas subsistem por Ele. Cl 1.17.
2 – Antes da
fundação do mundo, Jesus planejou junto com o Pai a salvação da humanidade.
-
Deus na sua onisciência viu, desde a eternidade, que o homem ao ser criado
cairia em pecado, ficando sujeito à perdição eterna. Ele então preparou um
caminho de salvação, por meio do sacrifício de seu próprio Filho. Jesus
participou e concordou e, desde então, já estava disposto a dar a sua vida por
nós. Por isso, a Bíblia se expressa a respeito do Cordeiro que foi morto desde
a fundação do mundo. Ap 13.8. A vida
eterna é assim prometida antes dos tempos dos séculos. Tt 1.2, quando Deus nos elegeu para, em Jesus, sermos santos e
irrepreensíveis. Ef 1.4.
3 – Jesus
participou da criação do mundo.
-
Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Jo 1.3. Todas as coisas subsistem por
Ele. Cl 1.17.
II
– A ENCARNAÇÃO DE JESUS. Gl 4.4.
- Jesus, o Deus bendito eternamente.Rm 9.5, fez-se homem. Esse mistério
chama-se encarnação. A Bíblia diz: Grande é o mistério da piedade: Aquele que
se manifestou em carne. I Tm 3.16. A
doutrina da encarnação de Jesus excede tudo o que o entendimento humano possa
compreender, porém, desse milagre depende a substância do Evangelho da salvação
e a doutrina da redenção.
- Quando na plenitude dos tempos Gl 4.4., o anjo Gabriel comunicou a
Maria que ela seria o instrumento da encarnação de Jesus. Lc 1.31-38.
- É impossível explicar este milagre em
termos biológicos. O médico Lucas registrou este milagre no seu evangelho com
fé e convicção, sem deixar uma sombra de dúvida. Pela fé entendemos. Hb 1.1-4; 11.3.
III – JESUS – DEUS E HOMEM (UNIÃO HIPOSTÁTICA)
1. Falsas
teorias sobre a união hipostática:
-
GNOSTICISMO, era dualista (bem contra mal, espírito vs. Carne, etc.) E nega a
humanidade do cristo, pois o corpo seria inerentemente mau Cl 1:15-18; 2:9; Hb 2:14; 1ª Jo 2:22-23; 4:2-6,15;
5:1-6; 2ª Jo 7.
- EBIONISMO, negava a preexistência,
divindade e encarnação, ele seria apenas o homem escolhido e que viveu mais
elevadamente, e, ao ser imerso, recebeu o Espírito Santo e conscientizou-se de
que era o messias.
-
ARIANISMO, considerava que Cristo era o mais exaltado dos
seres criados, negando assim a sua Divindade e interpretando erroneamente Sua
humilhação temporária. Mc 13:32; Jo 5:19; 14:28; 1ª Co 15:28.
-
DOCETISMO, negava a realidade do corpo de
Cristo, porque julgavam que Sua natureza não podiam estar ligada com a matéria,
que reputavam inerentemente má.
- NESTORIANISMO, afirma haver 2 pessoas
distintas no cristo, ele seria somente um homem, “super-habitado-cheio” do
espírito santo.
-
CERINTIANISMO, mantém que o cristo ganhou
divindade na imersão(batismo) e perdeu-a em sua morte na cruz.
- EUTIQUIANISMO, afirmava que as duas naturezas
de Cristo se uniam em uma só, que era predominantemente Divina, ainda que não
no mesmo plano da natureza Divina original.
2. O ensino Bíblico sobre a união hipostática.
Jesus Cristo, para sempre sendo 1 só pessoa, desde
a encarnação e para sempre tem 2 naturezas, unidas indissolúvel mas
subsistentemente. Simultaneamente: ele é completa e totalmente Deus, e completa
e totalmente homem (impecável); sem perda dessas naturezas, nem formação de
nova natureza. Por isso, ele pode dar a aparência de fraco, sendo onipotente;
de finito, sendo infinito; de crescer em conhecimento, sendo onisciente; de ser
localizado, sendo onipresente. A personalidade do cristo reside na sua natureza
divina e não na humana, porque ao verbo não foi adicionada uma pessoa humana,
mas sim uma natureza humana.
3
– As duas naturezas operavam lado a lado na vida de Jesus.
- Essa operação prova sempre que Ele era
homem verdadeiro e também Deus verdadeiro. Vejamos aqui alguns exemplos:
- Jesus nasceu em toda a humildade. Lc 1.12; 2ª Co 8.9, Natureza Humana,
mas o seu nascimento foi honrado por uma multidão de anjos, que o exaltaram
como Messias. Lc 2.9-14, Natureza Divina.
- Jesus foi batizado como outros seres
humanos, sujeitando-se a justiça divina. Mt
3.15, Natureza Humana, porém
Deus falou naquela ocasião: Este é o meu Filho, Natureza Divina.
- Jesus foi tentado, como os demais
homens. Lc 4.1-13; Hb 4.15, Natureza Humana, mas, tendo Ele vencido os anjos o serviram. Mt 4.11, Natureza Divina.
- Jesus dormiu de cansaço no barco,
apesar da grande tempestade. Mt 8.24,
Natureza Humana, mas depois
levantou-se e repreendeu o vento e as ondas. Mt 8.26, Natureza Divina.
Se Ele tivesse sido só Deus, jamais ficaria cansado. Sl 121.4,5.
- Jesus, cansado de andar, assentou-se
junto à fonte para descansar. Jo 4.6,
Natureza Humana, porém ali Ele
descobriu a situação espiritual da mulher, e lhe revelou o caminho da salvação.
Jo 4.7-29, Natureza Divina.
- Diante da morte de seu amigo Lázaro,
Jesus chorou. Jo 11.33-35, Natureza Humana, mas ali orou ao seu
Pai, e mandou Lázaro sair da sepultura. Jo
11.32-43, Natureza Divina.
- No jardim Jesus foi preso por homens
ímpios. Jo 18.1-3, 12,13, Natureza Humana. Porém quando Ele
disse:Sou eu, todos os soldados caíram por terra. Jo 18.6, Natureza Divina,
Ele curou a orelha do servo do sumo sacerdote, que Pedro havia cortado. Lc 22.51, Natureza Divina.
IV
– JESUS, O VERDADEIRO HOMEM.
- Cristo, sendo em forma de Deus...
aniquilou-se a si mesmo(Kenosis),
tomando a forma de servo. Fp 2.6,7.
Assim, Cristo... Deus bendito eternamente. Rm
9.5, renunciou voluntariamente à glória perfeita que possuía nos céus. Jo 17.5 e tudo aquilo que Ele na sua
glória divina podia gozar, para ser o Redentor da humanidade, sujeito às
limitações de um verdadeiro homem. Jesus viveu neste mundo não somente como
Deus Verdadeiro, mas também como homem verdadeiro.
1
– A Bíblia chama Jesus homem.
- Quando Pedro falou de Jesus, disse:
Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus. At
2.22. Pilatos disse a respeito de Jesus: Eis aqui o homem. Mt 4.4. Ele também afirmou: Mas, agora,
procurais matar-me a mim, homem que vos tem dito a verdade. Jo 8.40. Paulo escreveu que a graça. Rm 5.15-18 e a ressurreição vieram por
um homem. I Co 15.21, e que há um só
mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem. I Tm 2.5.
- O nome Filho do homem, freqüentemente
usado por Ele mesmo (69 vezes nos
evangelhos), expressava tanto a sua humilhação e sofrimento como sua
representação legal por toda a humanidade. Mt
8.20; 11.19; 20.28; Mc 8.31; Jo 8.28; 12.23,24, como também a grande glória
com que Ele já de se manifestar quando voltar para julgar o mundo e para
reinar. Mt 16.27; 24.30; 26.64; Mc 13.26.
2
– Jesus nasceu como qualquer outro homem. Lc 1.35.
3
– Jesus integrou-se completamente na sociedade de sua época.
-
Jesus era membro de uma família. Mt
1.18-25.
4 – Jesus teve
um nome, como qualquer outro homem. Mt
1.21; Lc 1.31.
5 – Jesus teve,
como qualquer outro homem, a sua genealogia. Mt 1.1-17.
6 – Jesus teve a
sua profissão secular. Mt 13.55.
7 – Jesus
cumpriu o seu dever com a sociedade. Mt
17.24-27.
8 – Jesus, como
verdadeiro homem, estava sujeito às limitações humanas.
-
Jesus sentia cansaço. Mt 8.24; Jo 4.4. Tinha fome. Mt 4.2 e sede. Jo 4.7; 19.28. Ele se
alegrava. Lc 10.21, e também sentia
tristeza e perturbação. Mc 3.5; Jo 12.27. Até chorou. Hb 5.7; Lc 19.41; Jo 11.35. Ele
sofreu. Mc 8.31; Lc 9.2, até o ponto que o seu suor
ficou como sangue. Lc 22.44. Morreu Fp 2.8; Jo 19.30,34.
- Jesus, como homem, foi tentado em
tudo. Hb 4.15; Mt 4.1-11. Toda tentação que um homem pode sofrer, Jesus sofreu. Hb 2.17; Lc 22.28. Como Deus, jamais podia ser tentado. Tg 1.13.
V
– JESUS, O VERDADEIRO DEUS.
- Não é somente desde a eternidade que
Jesus é Deus. Jo 1.1-3. Ainda depois
que Ele aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo. Fp 2.7, e o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Jo 1.14, continua sendo Deus
Verdadeiro, revelando a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade.
As Escrituras, que incontestavelmente provam a sua deidade, foram escritas para
que todos creiam que Jesus é o Cristo. I
Jo 5.10. Vamos mencionar algumas evidências que provam que Jesus é Deus
verdadeiro.
1
– Jesus é chamado DEUS.
- Deus Pai chamou-o DEUS. Do Filho diz: Ó Deus, o teu trono subsiste. Hb 1.8. Duas vezes Ele chamou: Meu
Filho Amado. Mt 3.17; Mc 9.7. Todo aquele, pois, que nega que
Jesus é o Filho de Deus, faz o próprio Deus mentiroso, porquanto não creu no
testemunho que Deus de seu Filho deu. I
Jo 5.10.
2
– O anjo, enviado por Deus, chamou Jesus de Filho de Deus. Lc 1.35.
3
– O próprio Jesus se chamou Deus.
- Quando os seus inimigos lhe
perguntaram: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito? Ele respondeu: Eu o sou. Mc 14.61,62. Ele disse: Quem me vê a
mim vê o Pai. Jo 14.9. Ele se
chamou: O Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro. Ap 22.13 e Eu sou. Jo o.24,28,58; 13.59;
compare com Êx 3.14.
- Aquele que nega a deidade de Jesus
rejeita o próprio testemunho de Jesus, e mostra assim que é inspirado pelo
espírito do anticristo. I Jo 2.22,23.
4
– Todos os apóstolos afirmaram que Jesus é Deus. Rm 8.32; Tt 2.13. João escreveu que Jesus era o
Verbo eterno. Jo 1.1, o Unigênito do
Pai. Jo 1.14, e Verdadeiro Deus. I Jo 5.20. Tomé o chamou Senhor meu, e
Deus meu. Jo 20.28.
5
– Jesus possui atributos Divinos.
- Jesus é Onipotente. Lc 4.35,36,41, Tem poder sobre os
demônios, Mt 8.16; 10.1, sobre as doenças, Mt 10.8 e tem poder para guardar. Mt 28.28.
- Jesus é Onisciente. Jo 2.24; 4.16-19; 6.64; Mc 2.8; Lc 22.10-12.
- Jesus é Onipresente. Mt 29.20; 18.20; 2ª Co 13.4; Ef 1.23.
- Jesus é Imutável. Hb 13.8; 1.12.
- Jesus é Eterno. Cl 1.17; Jo 1.1; Mq 5.2; Is 9.6.
-
Jesus deve ser adorado. Ele que afirmou: Ao Senhor, teu Deus adorarás. Mt
4.10, e aceitou adoração. Mt
28.9-17; 14.33; 15.25; Lc 24.52; Hb 1.6.
6
– As suas obras Divinas provam a sua Deidade.
- Jesus tomou parte na criação do mundo.
Jo 1.3; Cl 1.16; 1ª Co 8.6; Hb 1.2,10, e por Ele todas as coisas
subsistem. At 17.28, realizou obras
Divinas. Jo 5.36; 10.25,37,38; 14.10,11; 15.24; 17.4, e ressuscitou mortos. Lc 7.14,15; 8.54,55; Jo 11.39-44.
Ele mesmo é a Ressurreição e a Vida. Jo
11.25; 5.25, também perdoou e
perdoa pecados. Mt 9.5; Lc 5.20; 7.47-50; At 10.38.
Nenhum comentário:
Postar um comentário