UMA
INTRODUÇÃO ÀS DOUTRINAS BÁSICAS DA FÉ CRISTÃ
PNEUMATOLOGIA Nº 2 – BATISMO NO
ESPÍRITO SANTO E DONS DO ESPÍRITO SANTO
INTRODUÇÃO
Quando
passamos a estudar sobre o batismo no Espírito Santo, convém destacar que com
isso estamos apreciando uma das principais doutrinas da Bíblia, a qual nos
revela o segredo do pleno funcionamento da vida cristã, seja do crente em
particular ou da Igreja. Este assunto foi o tema principal do ensino de Jesus
aos seus discípulos, no fim do seu ministério. (Lc 24.49; At 1.4,5).
I - O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
A). Jesus falou sobre o
derramamento do espírito santo
Jesus
disse aos discípulos: "Rogarei ao Pai, e ele vos dará outro
Consolador, para que fique convosco para sempre" (Jo 14.16) e ensinou-os sobre as
abundantes bênçãos que então receberiam. Ele disse: "Quando ele vier"
(Jo 14.20; 15.26; 16.7,13) e "Naquele
dia..." (Jo 14.20; 16.23,26).
B) O derramamento do Espírito
Santo predito pelos profetas:
Joel
(J1 2.28), Isaías (Is 44.3), Ezequiel (Ez 39.29).
C) O derramamento do Espírito
Santo, resultado da morte de Jesus
Ele
disse: "...Se eu for, enviar-vo-lo-ei" (Jo 16.7) e disse que o Espírito Santo ainda não fora dado, por
ainda Ele não ter sido glorificado (Jo
7.38,39).
D). O derramamento do Espírito
Santo deu início da Dispensação do Espírito (2 Co 3.6-8)
1. Jesus falou sobre a
necessidade de se buscar esta bênção
Ele
orientou os discípulos a não deixarem Jerusalém, antes que recebessem do alto o
poder (Lc 24.49; At 1.4,5).
2. Jesus mostrou a grande
importância desta bênção
* O
batismo no Espírito Santo é mencionado
no NT 7 vezes (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.33; At 1.5,11,16; I Co 12.13). A palavra batismo tem o sentido de mergulho, imersão,
coisa que realmente condiz com a maravilhosa experiência de ser imerso na
plenitude do Espírito.
II. A EVIDÊNCIA DO BATISMO NO
ESPÍRITO SANTO
1. O Espírito Santo veio
acompanhado de um sinal externo
A
Bíblia diz: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras
línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2.4). Foi realmente um milagre.
Embora essas línguas fossem desconhecidas por eles, os que os ouviam disseram: "pois
os ouvimos cada um na nossa própria língua em que somos nascidos?"
(At 2.8). Havia acontecido aquilo
que Jesus falara: "...Falarão novas línguas" (Mc 16.17c).
O falar
em línguas, é a evidência inicial do recebimento da promessa. (At 2.4; 8.17; 8.18; 9.17; 10.45,46; 19.6; I Co 14.18b.
III. A NECESSIDADE DO BATISMO NO
ESPÍRITO SANTO
* O
batismo no Espírito Santo é para todos, porque os homens de hoje são iguais aos
de então. As suas necessidades, fraquezas e problemas são iguais. Como o
batismo no Espírito Santo os ajudou então, ainda hoje ajuda aos que o recebem.
*
Precisamos desse poder hoje porque os Atos dos Apóstolos e toda a história da
Igreja afirmam que onde quer que o Espírito Santo tenha sido derramado, aí se
tem manifestado despertamento para salvação de muitas almas. É esta necessidade
que predomina no nosso tempo. É por isto que a única solução para o crente hoje
é ser cheio do Espírito Santo.
II - OS DONS ESPIRITUAIS
A). A DEFINIÇÃO DOS DONS
ESPIRITUAIS
Os
dons espirituais são meios pelos quais o Espírito revela o poder e a sabedoria
de Deus, através de instrumentos humanos. I
Co 12.7,11.
A
palavra dom vem do grego "charisma"
que significa um dom pela graça. Como o batismo no Espírito Santo é um dom (At 2.38), também os dons espirituais
são dons. Não se trata aqui de mera capacidade ou de dotes naturais de alguém,
os quais tenham sido melhorados ou aperfeiçoados pela operação do Espírito
Santo; não se trata de merecimento humano, mas da manifestação de um milagre: é
uma coisa dada.
B). A FINALIDADE DOS DONS
ESPIRITUAIS
Pelo
ensino do Novo Testamento, vemos a grande importância que os dons espirituais
representam no plano de Deus (I Co 12.1).
O portador de um dom não o recebe para proveito próprio ou para usá-lo quando
ou como achar melhor. Os dons são dados aos membros do corpo de Cristo, para
que os usem conforme a direção de Jesus, que é a cabeça da Igreja (Ef 1.22; I Co 12.27). Quando os dons são usados desse modo, o poder do
Espírito se manifesta na Igreja, capacitando-a a cumprir a sua alta missão na
terra.
C). UMA SÍNTESE SOBRE OS DONS ESPIRITUAIS
Podemos subdividir os dons em
três grupos distintos:
a) Três dons manifestam o Poder
de Deus por meio
de ações sobrenaturais. São: o dom da fé, os dons de curar, e o dom de operação
de maravilhas (1 Co 12.9,10).
b) Três dons revelam a sabedoria
de Deus,
proporcionando um saber sobrenatural. São: o dom da palavra de sabedoria, o dom
da palavra da ciência e o dom de discernir os espíritos (1 Co 12.8,10).
c) Três dons transmitem a
mensagem de Deus,
concedendo poder para um falar sobrenatural. Estes dons são: o dom de profecia,
o dom de variedade de línguas e o dom de interpretação de línguas. (I Co 12.10)
1. O dom da palavra de sabedoria (1 Co 12.8)
Este
dom proporciona, pela operação do Espírito Santo, uma visão, uma compreensão (Ef 3.4) da profundidade da sabedoria de
Deus, ensinando a aplicá-la, seja no trabalho ou nas decisões no serviço do
Senhor, e a expô-la a outrem, de modo a ser bem percebida:
2. O dom de palavras de ciência (1 Co 12.8)
Este
dom consiste na penetração nas profundezas da ciência de Deus (Ef 3.3) pela qual podemos saber (Ef 1.17-19) e, assim, compreender e
conhecer (Ef 3.18,19) aquilo que
pelo entendimento humano jamais poderíamos alcançar (I Co 2.9,10).
3. O dom da fé
Este
dom não se refere à fé salvadora (At
16.31) nem ao crescimento da fé (II
Ts 1.3), mas consiste num impulso à fé implantada pela oração do Espírito
Santo para executar aquilo que Deus determinou que fizéssemos. (Jo 11.41,42; Mc 9.23; Jo 14.12; Tg 5.17).
4. Os dons de curar
A
cura do corpo doente pela fé é um fruto da morte de Cristo na cruz do Calvário
(Is 53.4,5; I Pe 2.24,25; Mt 8.16,17; 9.35,36). Os dons de curar consistem numa
operação do Espírito Santo, pela qual o poder de cura que Jesus ganhou é
transmitido ao doente de modo abundante, imediato, para a cura completa. Vemos
em Atos este dom em plena atividade no ministério de vários homens de Deus:
Estevão (At 6.8); Pedro (At 4.6,7; 9.32-43); Filipe (At 8.7); Paulo (At
14.8-10; 28.8,9).
5. O dom de maravilhas
Este
dom constitui uma operação do Espírito Santo pela qual é transmitido o Poder
ilimitado de Deus Todo-poderoso (SI 115.3; 135.6). Jesus possuía este dom (Mt
8.26; Jo 11.43,44).
6. O dom de discernir os
espíritos
Por
meio deste dom o Espírito Santo revela que Jesus tem olhos como chama de fogo,
Ele vê (Ap 1.14; Sl 139.1,12). O portador do dom recebe pelo Espírito Santo,
como num laudo, o resultado duma análise vinda do laboratório de Deus, sobre a
qualidade exata do espírito que inspira e opera em determinadas pessoas (Ap
2.2; At 8.18-24; Jd v. 12; Mt 7.15).
7. O dom de profecia
Profecia
é uma mensagem de Deus dada ao portador do dom por inspiração do Espírito
Santo. O profeta deve transmiti-la exatamente como a recebeu. Deus disse:
"...Ele assim fará ouvir a minha palavra ao meu povo..." (Jr 23.22).
A atitude daquele que profetiza deve ser: "...A palavra que Deus puser na
minha boca, essa falarei" (Nm 22.38c).
8. O dom de variedade de línguas.
O dom de línguas é o poder de falar
sobrenaturalmente em uma língua nunca aprendida por quem fala, sendo essa
língua feita inteligível aos ouvintes por meio do dom igualmente sobrenatural
de interpretação.
Parece haver duas classes de mensagens em línguas:
primeira, louvor em êxtase dirigido a Deus somente (1Cor. 14:2); segunda, uma
mensagem definida para a igreja (1Cor. 14:5).
9. O dom de interpretação de línguas.
* Interpretação de línguas. Assim escreve Donald
Gee: “O
propósito do dom de interpretação é tornar inteligíveis as expressões do êxtase
inspiradas pelo Espírito que se pronunciaram em uma língua desconhecida da
grande maioria presente, repetindo-se claramente na língua comum, do povo
congregado.” É uma operação puramente espiritual.
* Os
dois dons, usados juntos, transmitem uma mensagem que equivale à profecia (I Co
14.5) e constitui um sinal para os não-crentes (I Co 14.22).
d) A
Bíblia ainda fala de alguns dons complementares sobre os quais se faz ferência
em Romanos 12.6-8; I Pedro 4.11; I Coríntios 12.28.
D). OS DONS ESPIRITUAIS E O FRUTO
DO ESPÍRITO ANDAM JUNTOS
Quando
o apóstolo Paulo escreveu aos coríntios, observou que a irregularidade ali
existente no uso dos dons era a falta do fruto do Espírito entre os crentes,
por isso intercalou entre os capítulos 12 e 14, onde fala a respeito do uso
correto dos dons, um capítulo inteiro - o 13 - que contém ensino substancial
sobre o fruto do Espírito, que é a caridade (G1 5.22), o amor.
BIBLIOGRAFIA:
Bergstén, Eurico. Teologia sistemática. CPAD, 2010 – Rio de Janeiro
Champlin, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. CANDEIA,
2000, São Paulo.
Pearlman, Myer, Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, VIDA.
Pb. Antonio Feliciano Gonçalves – 8405-5857
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